Pesquisar neste blogue


RockYou FXText -

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Lil' Willow

Fiz a primeira mantinha destas para o meu filho Miguel há mais de 18 anos.
Depois disso fiz imensas para os bebés da família ( os pequenos Salgueiro) e para os filhotes das amigas.Bem,chegou a hora de fazer para a nova geração.É cor-de-rosa,mas talvez tenha que fazer de novo em azul,ainda não sabemos...

Prometi que colocava a receita aqui,mas ainda não consegui escrevê-la em português.Prefiro começar em inglês e traduzir para português do que o contrário.O gráfico dos pontos também está quase pronto.
Espero que gostem!!No Ravelry foi o projecto que mais me surpreendeu,teve uma aceitação fantástica.Fico à espera da vossa palavra,afinal foi aqui que tudo começou.
*No cantinho esquerdo do blog têm uma boa surpresa...Cliquem e digo o que acham!!

A Primeira Brasière

Encontrei um modelo de casaquinho numa foto no Ravelry.Achei muito bonito,mas sobretudo intrigante a forma como é tricotado.Pedi ajuda e a Vera ajudou logo.Enviou-me dois modelos muito bonitos.Obrigada!!
Como queria tamanho de recém-nascido acabei por adaptar a receita depois de entender o esquema das carreiras.Usei fio mesclado para ajudar a demarcar os vários níveis de trabalho.

Feito de uma só peça,no sentido vertical,não levou sequer costuras porque uni as mangas com a técnica do grafting. Gostam??Se alguém quiser fazer,faço o passo-a-passo.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Queria Ser Polvo!

Ainda não tinha mostrado às amigas o prémio do Concurso da Knit.
Aqui está:um novelo Romance,que me deixou enamorada,e um jogo de agulhas circulares da Mango Moon,simplesmente fantásticas. Obrigada a todas as amigas qu votaram no meu trabalho.Inspiração não falta,mas gostava mesmo era de ser polvo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pensem Nisto...


Este projecto surgiu no Verão,numa conversa de praia,na Areia Branca.
Foi criando raízes e aqui estão os primeiros resultados.
Não é uma ideia original,apenas mais uma BOA ideia.
Chama-se RISCAS E QUADRADOS, mas não é coisa de "tarados".
O objectivo é fazer peças para doar.Não apenas a quem é pobre,mas a quem precisa.Por várias razões,não as da famosa crise de que nos falam todo o dia.
Em tricot ou em croché,às riscas ou aos quadrados,todos os projectos são válidos.E também não é preciso ter blog,apenas vontade de participar.
A D.Manuela e as amigas idosas,fizeram estas mantinhas de tricot.Ficaram muito felizes de ajudar e também de encontrarem uma ocupação e um pretexto para se reunirem.
Há grupos de tricot e crochet na net talvez este seja apenas mais um.Mas para quem receber as peças talvez não seja assim.
O quadrado maior vai ser um xaile grande ou um cobertor,depende da necessidade de quem o receber.Tem como destino passear comigo até ao centro de saúde e ficar lá com quem estiver à espera de consulta às 5 da manhã.
As mantinhas de riscas vão para a recolha de enxoval da consulta de saúde materna.
Uma dela vai até ao Alentejo para uma menina que precisa de peças para a sua bebé.
Um projecto simples e de proximidade.
Terá como recompensa apenas o sorriso ou a frase"-Para MIM ??"Mas penso que será mais que suficiente...


Se quiserem participar e aderir a esta ideia,deixem mensagem.Talvez faça sentido para mais pessoas.Tenho essa ESPERANÇA...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009











Acabei as mantinhas que tinha em mãos.Amanhã coloco as fotos e as receitas,se conseguir.
Hoje explorei alguns squares para novos trabalhos.
O quadradinho de centro laranja foi feito seguindo o PAP da Nélia.Muito detalhado e com óptimas fotos.Obrigada!!

Mimos ,Que bom!!


Primeiros mimos do ano,sabem sempre bem.
O troféu "Pedagogia do Afecto"veio do blog
Obrigada,amigas!!
A meme do blog amigável veio da Alicia.
Tem algumas condições:
-nomear 5 coisas boas e 5 coisas más de
2008.
-nomear 5 sonhos para 2009.
*Tenho dificuldade nas más,ESQUECI-AS...
*As boas são pequenas e ficam como lembrança vaga...
*Para este ano?? Esperam-se emoções fortes!! Apenas DESEJO que o BeBé nasça bem e saudável...Que a Família se mantenha tranquila e unida...Que as amigas continuem a gostar tanto da minha companhia,como gosto da vossa...
Repassar?? A todas vós,porque todas merecem.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Receita das Botinhas do Didi

Como prometido,aqui fica a receita das botinhas do post anterior.

Botinhas do Didi
Design de Isabel Salgueiro,akaZzabeLinha Sintra,16/01/09
Material :50 gr de fio de bebé .Usei "O Meu Bebé Degradeé"(220m/50 gr) e Agulha de crochet nº 2,5 mm
Tamanho: esta receita é apropriada para um tamanho de criança de 2/3 anos.
Instruções:Inicie o trabalho com um cordão de 9 malhas de corrente.
1ªvolta:Trabalhe 6 malhas altas na 4ª malha a contar da agulha,4 malhas altas, e mais 7 malhas altas na próxima malha de corrente.
Termine todas as voltas com um ponto baixíssimo.
2ªvolta:Trabalhe em malha alta de relevo da seguinte forma: uma malha introduzindo a agulha pela frente da malha da direita para a esquerda,uma malha introduzindo a agulha por trás da malha da direita para a esquerda.Aumente 8 malhas na distribuidas aos lados da botinha,duas malhas de cada vez,para manter o canelado certo.(30 malhas altas ao todo)
3ª volta:Trabalhe em canelado em relevo e aumente 2 malhas no ponto central de cada lado.Use uma marca para saber qual é a frente do trabalho.(34 malhas ao todo)
4ª à 10º volta: trabalhe em ponto canelado sem aumentos.
11ª à 17ª carreira:Trabalhe em carreiras,deixando as 20 malhas centrais da parte da frente em espera.Una as partes com uma carreira de ponto baixíssimo.(Atenção trabalhe no avesso.)
18ª à 25ª volta:Retome o trabalho em voltas,para o cano da botinha.Remate com um pequeno picot.*
Picot: Faça 3 malhas de corrente e uma malha alta.Salte uma malha de base,faça uma malha baixa. Repita até ao final da volta.
Acabamento: Embeleze com um pequeno cordão,uma flor,um lacinho ou algo ao seu gosto.

Bom Trabalho !!

Nota: Este modelo está a ser cedido gratuitamente.Não deve ser copiado nem usado para fins comerciais.Se tiver dúvidas ou encontrar erros por favor contacte-me.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ai que Friooooo !!

Ontem tratei de fazer estas botitas para o Didi.É um tamanho de 3 anos,trabalhado a partir da ponta do pé,sempre à volta e sem costuras. Apenas uma pequena união feita em ponto baixíssimo.



Podem ser usadas de várias formas,com cordão,com elástico de rolinho,dobradas ou simples conforme o gosto da criança.
Espero que gostem...o Didi gostou !!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Querem Vir??


Ora já aqui está a "convocatória".Encontro de tricot,desta vez,já sabem.VÊM??
Só precisam trazer as agulhas,o fio e a curiosidade também ajuda.
E com a Susana explicou,nada de vendas! Só mesmo partilhar esta vontade de dar às agulhas...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Encontro de TRICOT

Neste sábado à tarde decorreu o primeiro encontro de tricot.
Conhecia a Ana,revi a Susana e em conjunto trocámos ideias e experiências.
Aprendi a fazer i-cord com agulhas de tricot,a colocar as agulhas circulares correctamente para fazer trabalhos circulares (no caso,eram meias).É muito interessante esta forma de aprender,ao vivo e a cores.Sim,porque a net não substitue o encontro real,pelo menos para mim.
E o próximo encontro já está marcado para dia 7 de Fevereiro.Não querem vir??
Este é kit de fio e agulhas circulares está à espera de vez.Vamos ver o que vai sair.

Estas duas tiras bicolores foram iniciadas no encontro.A receita inicial pareceu-me bonita,mas na prática pouco funcional.E,claro,inventei ! Já sabem que seguir receitas à risca não é o meu forte...

Usei fio Baby Soft da Lion,à venda na Knit e apliquei os conhecimentos,recém-aquiridos e fiz os laçinhos. Ficaram fofos,não acham??
A receita??
Monte 20 malhas,trabalhe em liga. Passe a primeira malha sem trabalhar,para qua a auréola fique mais bonita.Continue por 34 cordões de liga (68 carreiras).Remate.(Usei o remate elástico.)
Nas botinhas da foto,troquei de cor a meio. Dobre ao meio,costure cuidadosamente uma lateral.Dobre a outra parte em tricórnio como se vê na foto e costure de novo.Remate as pontinhas e faça 10 cm de i-cord na cor de contraste.Aplique e dê o laço.Repita para a outra botinha.Espero que gostem!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Começar de Novo

Para iniciar o ano,fiz alguns trabalhos de bebé. Ainda não têm destino certo,porque não sabemos
se é menino ou menina.Como por aqui os enxovais de menino estão em maioria,resolvi tricotar em cor-de-rosa.Estes sapatinhos são os Saartje´s Bootees que decerto já conhecem.São tão fofos e fáceis.Adorei fazê-los!!


Esta mantinha rosa é um modelo que inventei há muito tempo,para o meu filho Miguel.
Já fiz imensas iguais para oferecer aos bebés da família e dos amigos.
Não é muito grande,mas é muito romântica e bonita para levar o bebé a passear.
Estou a usar fio Winter,até aqui levou 4 novelos de 100gr.Leva um folho em tricot que ainda está nas agulhas.LOgo que acabe,publico a receita e as novas fotos.


Mais uma mantinha,desta vez em branco.Chamei-lhe Floco de Neve e também está em execução.Mais um modelo revisitado.Sabem ,inventei este modelo para ocupar o tempo de vigilância às sestas dos meus alunos.É difícil vencer o sono e assim ficava mais atenta.Depois oferecia as mantinhas para tapar os meninos.Vou dividir a receita assim que estiver acabada.

Espero que gostem!! Bom fim-de-semana...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

É Natal até aos Reis

Primeiro post do ano,muitas notícias para contar.Estou com dificuldade em coordenar tudo o que quero transmitir...
Na minha casa de infância,a minha avó que era filha de um espanhol,mais precisamente de um galego,tinha especial carinho por este dia.Às vezes quando não dava para comprar este ou aquele presente,a minha avó explicava tranquila,que é Natal até aos Reis. E, claro que ia aos saldos comprar mais um pijama,um casaco de agasalho e carinhosamente chegava com as prendas que o Menino Jesus ainda não tinha conseguido trazer.
Quando me divorciei,a confusão da datas festivas,ora cá ,ora lá, fez-me escolher esta data para festejar o Natal. Quem passou por esta situação sabe de certeza do que falo...
Como sou portuguesa,hoje é também dia de cantar os Reis, ou de cantar as Janeiras.Aqui vos deixo um link.Nas nossas casas põe-se a mesa na sala e só se retira no dia de Reis.Todos os dias se renova a comida e todos os que nos visitam partilham a mesa.

É também tradição familiar no dia 24 e 31 de Dezembro ir levar comida festiva aos bombeiros e à esquadra de polícia.O meu pai ia comigo,perto das 10 da noite e voltámos felizes para casa.Este ano renovei a tradição com o filho mais velho.Para nós a Paz constrói-se assim.
Como no dia 1 de Janeiro não consegui postar no blogue,quero também dedicar-lhe um pouco deste 1º post. " A Deus nos rezamos,aos bombeiros nós telefonamos", é um dito corrente.
No Dia Mundial da Paz, ele foi trabalhar mais um vez como Soldado da Paz.Embora não ficasse com a família e fique sempre um aperto no coração até ele voltar,rezo a Deus enquanto quem está aflito telefona a pedir ajuda.Rezo para que lhe guie as mãos e o coração,para que volte bem.
Bombeiro tu és um guerreiro/ És Anjo sempre presente

" Quando crescer,quero ser cientista,quero inventar a Paz num balão de Alquimista"...
Vamos todos fazer um esforço para que o espírito da paz perdure nos nossos corações,hoje que o Natal se vai embora??Sim porque Natal é sempre que um Homem quer !! Querem??